sábado, 7 de fevereiro de 2015

A volta dos que não foram ou como renovar a cúpula do abajur

  Alguns anos atrás eu e namorido compramos dois abajures do mesmo modelo, um verde e outro azul pra colocar nas nossas mesinhas de cabeceira, pequeninhos, bonitinhos, baratinhos... Na época compramos por menos de 30 dilmas. O tempo passou e os bichinhos foram ficando feinhos, com cara de descuido, cheguei a pensar em descartar esses e comprar novinhos em folha, mas não achei nenhum que ganhasse meu coração e meu bolso ao mesmo tempo. Eu que sou uma ansiosa por natureza, e detesto ver meu cantinho abandonado resolvi dar um jeito nos 2. 

  Se você estiver passando pela mesmo drama e quiser dar uma renovada no seu coitadinho você vai precisar de: 

Um abajur pedindo arrego

Um tecido (que tenha a largura um palmo maior que a cúpula,  e que seja suficiente para envolver toda a superfície da cúpula), tesoura e cola (eu gosto de usar a cola universal pra artesanatos por ser uma cola instantânea, mas até cola branca funciona).

  O passo a passo é esse: 

1) cole a primeira lateral do tecido, eu marquei o início pela imenda do tecido anterior
2) estique  o tecido envolvendo a cúpula até encontrar a primeira parte que foi colada
3) pra dar acabamento faça uma dobrinha no tecido, uma espécie de bainha com cola
4) bainha pronta
5) agora é só passar cola e juntar as partes 


6) imenda pronta
7, 8 9) pra dar acabamento na parte de cima é só passar a cola aos poucos na bordinha do tecido e ir colando bem esticado
10) fica assim quando está pronto


11) na parte de baixo da cúpula onde tem o encaixe para a lâmpada é preciso fazer um pique com a tesoura rente a cada haste
12) cole cada parte do tecido 
13) até finalizar assim
14) abajur de cara nova


  É fácil demais! Pense numa mesinha muito mais feliz, e os donos também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário